Um homem fraco conhece o valor da força e da compaixão
- klebertavolaro
- 23 de jul. de 2016
- 3 min de leitura

Ninguém consegue viver a experiência em Deus por meio de sua inteligencia. Nenhuma faculdade, habilidade ou característica humana pode conduzi-lo a ela. É aquele que percebe sua perdição e fraqueza que pode ser encontrado por Ele, e não ao contrario. A identificação com a ignorância é o verdadeiro conhecimento.
Obter a consciência da ignorância, é experimentar na sua mente, na sua alma, na suas divagações, no seu tumulto interior, a sua fraqueza, sem se afligir com esta condição aflitiva. Não são os meus feitos que importam mas quem sou. O eu que exerce a ação é uma coisa, e a ação que o eu exerce é outra. Isto não é amor pelo sofrimento, mas consciência de si mesmo em relação ao amor de Deus. Derreter meu coração em lagrimas por não ter consciência de Deus, e ser dolorosamente dobrado ao fardo do meu eu, e assim sofrer o desejo e o amor inflamado pela experiencia de Deus, é preferível do que nos contorcer em mil elucubrações engenhosas, imaginarias e especulativas que poderia fantasiar em minha mente.
O caminho da cruz é o melhor e único, mesmo caindo e e levantando esta cruz (ou esta condição) deve ser abraçada. Quem não segue esse caminho não segue caminho algum, ficando alheio a tudo, adiando para sempre sua libertação, embora ele pense (sua mente) ache que esta de fato no bom caminho. A porta de entrada deste caminho se chama fraqueza e somente os humildes podem entrar por ela. Isso não depende de inteligencia, dons individuais ou méritos mas de simplicidade. Não somente é o Senhor seu porteiro, como também é Ele a porta. Porteiro por sua divindade, e porta por sua humanidade. A simples via da contemplação não conta com teorias especulativas que se agitam em mentes inquietas mas em sua consciente fraqueza agradecem com gratidão a força do espirito e o amor divino que os faz mover. O bom caminho leva a porta da devoção e essa é a única entrada real para a vida de adorador.
... Os seus portões ficarão sempre abertos, não serão fechados nem de dia nem de noite, ... você chamará as suas muralhas de ‘Salvação’ e os seus portões de ‘Louvor a Deus’. Isaías 60 11 e 18
Estar convicto de estar sendo guiado pelo Espirito Santo por esta porta, é o mais seguro e certo testemunho que temos nesta vida de que a alma é chamada e destinada a um trabalho mais especifico da graça. A evidencia desse "toque" é a constante pratica da oração que o une a aquEle que pode orienta-lo, um crescente desejo de estar mais perto de Deus.
Tudo o que esta contido aqui se refere ao fato simples mas de dificil compreensão para o nosso orgulho, que é o sentido rela e profundo da humildade. Não existe nada, capaz de negar a importância fundamental da humildade na nossa relação com o mundo e com Deus. O que empurra o ser humano para julgamentos apressado , conclusões aparentemente racionais e inteligentes, é o que se esconde sob pretextos e argumentos, um núcleo (coração) duro como pedra que pensa conter em si a sabedoria do universo mas que gira todo o seu tempo de existência em torno de uma coisa terrível que podemos chamar de auto idolatria. Quando algo ameça esse circo da mente humana, todos os argumentos mais hábeis e as fantasias mais sofisticadas são posta a serviço da grande ilusão, da imensa encenação que é a vida do homem privado da presença de Deus, que é a vida em pecado.
.... "um homem fraco conhece o valor da força e da compaixão"
II Corintios 12 9 Portanto, eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo. 10 Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim.
Posts recentes
Ver tudoDurante muito tempo os filósofos ocidentais explicaram o ser humano como composto de duas partes diferentes e separadas: o corpo...
Existe um elemento essencial a vida humana: a busca pela verdade. A maioria não sabe o que é isso, nem muito menos tenta saber, porque...
Comments