– Eu sou o caminho, a verdade e a vida...
- Kleber Tavolaro
- 21 de jul. de 2016
- 3 min de leitura
Uma análise reflexiva sobre João 14 6, que nos traz a profundeza de significados nestas três colocações feitas por Jesus: Caminho, Verdade e Vida...

O CAMINHO
O Caminho é constituído pelo mundo sensível e os seres e coisas que neste residem são para nós sinais e mensagens que Deus espalhou pelo caminho.
Compreendendo como devemos caminhar no caminho...
1 ) a razão - tem por função decifrar os signos do Livro do Mundo, cujo significado ultimo é Deus..
2 ) a razão fornece o conhecimento. - sendo a razão a fornecedora do conhecimento, a razão não poderia fornecer a razão, pois a inteligencia do homem decaído apos o pecado de Adão e Eva é nublada pelo apego a multiplicidade sensível e confunde os signos com o significado. Por isso quem fornece ao homem a razão é a graça e esta é obtida através da vida santa. O homem não pode obter a vida santa por si mesmo, e assim o segundo passo do método e a prece/ oração.
3) a prece/ oração - através do clamor a Deus em prece, se obtêm a graça da vida santa (um coração entregue em suplicas a Deus)
4) a vida santa - ela desobstrui a inteligencia, e assim o homem reconquista a plenitude da razão podendo então entender os signos.
A VERDADE
A verdade se apresenta de dois modos
a) a verdade de Deus, que consiste em SER tudo o que a essência infinita pode ser.
b) a verdade das coisas, que consiste em PARECER, indicar, SIGNIFICAR.
A DESCOBERTA da Verdade tem três etapas
1) reencontrar os vestígios ou sinais de Deus no mundo externo
2) reencontrar Sua imagem na nossa alma
3 ) ultrapassar as coisas criadas (conhecimento por similaridade) e chegar ao conhecimento de Deus (conhecimento direto)
A VIDA
Detalhes sobre as três etapas
1) Etapa - O PRIMEIRO PRINCIPIO - Consiste em perceber a presença de Deus sob o movimento, a ordem, a medida a beleza e a disposição das coisas.Qualquer coisa pode servir de ponto de partida para descobrir Deus. - "é preciso ser louco para não reconhece-Lo em tantos indícios o primeiro principio"
2) Etapa - A IMAGEM DE DEUS - VERIFICAMOS QUE AS CLARIDADES QUE OBTIVEMOS NO PRIMEIRO PRINCIPIO NÃO PASSAVAM DE sombras. Ao buscarmos agora, dentro da nossa alma, já não encontramos sombras mas uma imagem mesma de Deus.
a ideia de Deus já esta implicada na mais simples de nossas operações intelectuais. Para definir plenamente uma substancia particular qualquer é preciso apelar a princípios cada vez mais elevados, ate que se chega a ideia de um ser-por-si.
3) Etapa - É possível passar da imagem ao conhecimento direto isso se formos fundos suficientemente para dentro de nos mesmos, pois "nosso intelecto convive em conjunto com a verdade " O nosso intelecto quer sempre acima de tudo buscar a verdade.
Assim, "não afirmamos a presença de Deus por termos conhecimento, mas ao contrario, conhecemos Deus porque ele já nos esta presente. É a presença de Deus que funda o conhecimento, a ideia de Deus implica a Sua existência. Implica-se precisamente porque ela não é mais uma ideia abstrata das coisas sensíveis, mas porque a ideia de Deus em nos é Deus mesmo, mais interior a nos do que nosso próprio interior"
Em Resumo:
1) meta : a verdade , Deus
2) tipos de verdade: De Deus = direta Das coisas = indireta
3) etapas do conhecimento ; a = nas coisas ou sombras : na alma ou imagem : conhecimetno direto
4) medotodo = razao - prece - graça - vida santa
Posts recentes
Ver tudoDurante muito tempo os filósofos ocidentais explicaram o ser humano como composto de duas partes diferentes e separadas: o corpo...
Existe um elemento essencial a vida humana: a busca pela verdade. A maioria não sabe o que é isso, nem muito menos tenta saber, porque...
Comentarios