Os Dez Mandamentos e seu sentido maior - Introdução
- Kleber Tavolaro
- 15 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
Mateus 19 ....e você quer entrar na vida eterna, guarde os mandamentos. 18– Que mandamentos? – perguntou ele. Jesus respondeu: – “Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, 19 respeite o seu pai e a sua mãe e ame os outros como você ama a você mesmo.” 20– Eu tenho obedecido a todos esses mandamentos! – respondeu o moço. – O que mais me falta fazer?
A abordagem de Jesus ao jovem rico, é breve e simples, porém traz uma pergunta profunda...
Como temos compreendido os Dez Mandamentos?
Podemos dizer assim como o jovem rico que "temos obedecido a todos eles", mas quando na verdade estamos longe de compreende-los.
Temos que lembrar que Cristo não veio revogar a lei, mas veio dar um sentido maior a ela (Mt 5 17-18).
Frente a esta colocação de Jesus fica a pergunta: Qual o sentido maior que temos dado aos Dez Mandamentos.

Introdução
Deus é o conceito mais complexo estudado pela filosofia e teologia e enfrenta-lo e um desafio para qualquer intelecto apaixonado pelos limites do pensamento. Uma coisa é certa, com Sua presença o Universo fica mais elegante, o mundo literário fica mais atraente, tudo ganha um ar de mistério, significado e esperança. É Ele que permite ao ser humano descobrir-se a si mesmo e perceber-se em seus limites, fundamentando o caminho para o homem encontra-lo. Isso é bem colocado na frase: " o homem é mais interessante quando se perde" - Pondé.
Os dez mandamentos fala sobre seu significado eterno e a relevância contemporânia para a nossa vida. Extremamente importante para o ser humano que constantemente é obrigado a fazer escolhas e tomar decisões o tempo todo. Importante para um mundo em que alguns descrentes possuem mais temor a Deus, do que muitos crentes. Importante para um mundo afogado em ressentimentos onde todos são mimados e todos se ofendem. Isso porque a vida espiritual é uma questão tão urgente que não deveria ser deixada apenas para os crentes. A vida espiritual perde o sentido pelas almas obcecadas pela felicidade e pelo sucesso porque existe algo de desesperador nestas coisas quando movidas pela natureza humana. A verdadeira espiritualidade é uma travessia do deserto, uma arte dificil para aqueles que tem sede da eternidade. Apenas os que carregam o desespero na alma são chamados a ouvir os demônios deste deserto.
Mas Deus é misericordioso para com todos, justamente porque não precisa se-lo. Só se pode confiar na misericórdia de quem tem todos os poderes e portanto não precisa de nada nem de ninguém, nem tem coisa alguma a ganhar com a propria misericordia, Ele é apenas o "Eu Sou o que Sou". Compreender e aplicar o sentido maior dos dez mandamentos é um chamado de intimidade com Deus, um chamado de coragem para viver a cada segundo com Ele.
Em Breve - O sentido maior do Primeiro Mandamento - Amarás teu Deus acima de todas as coisas.
Posts recentes
Ver tudoDurante muito tempo os filósofos ocidentais explicaram o ser humano como composto de duas partes diferentes e separadas: o corpo...
Existe um elemento essencial a vida humana: a busca pela verdade. A maioria não sabe o que é isso, nem muito menos tenta saber, porque...
Comments