A vaidade da “sabedoria” humana - A causa da infelicidade segundo Jean-Jacques Rousseau
- Kleber Tavolaro
- 5 de jul. de 2016
- 3 min de leitura

Se na modernidade radicalizada a felicidade como um estado pleno mas exigente muito mais de recursos financeiros fartos nunca esteve tão alucinadamente desejada, não é, porém, um fenômeno que surge somente pelo esvaziamento moral de nossa época. Rousseau, já no século XVIII, apontava para o reino de terror que é o reino da felicidade inventado pelos homens Os avanços científicos e a crença no progresso, tal como ocorreu no passado tem tornado a vida e o homem cada vez mais artificiais e falsificados.A sabedoria válida para Rousseau é entendida como uma virtude ou um conhecimento de conduta diante da vida simples e espontânea (a virtude da ignorancia). O homem, na medida em que se sofistica e se envaidece com suas próprias criações que acabam por dominá-lo na fortificação da civilização, afasta-se de sua origem como “criatura humana”. Condenados às suas próprias transformações racionalizadas, passa a ser um “doente crônico” de insatisfação, pois infindáveis são as necessidades artificiais com que são, agora, obrigados a atendê-las: a história dos homens é a história de uma decadência A a sabedoria da ignorância é, primordialmente, um alerta para nós diante da sedução pela racionalização da vida e do homem. É um saber que nem todo conhecimento se justifica por si mesmo, nem tudo o que é produto do intelecto, adornado com as melhores estéticas e lógicas, é edificante para o bem-viver. Rousseau considera que escolhas que favoreçam o bem comum é uma sabedoria ignorante, portanto, uma virtude do “homem transparente”. Estarmos condenados à civilização, nós, criaturas controladas pelas nossas próprias criações, eis aí, talvez, o motivo maior da tragicomédia condição humana, todavia, eis aí também por onde o homem poderá encontrar as possibilidades para uma re-vitalização da existência, devolvendo ao mundo e a vida a inocência.
Para que tanta avidez por conhecimento? Por que esse fetiche em ler todos os livros? Por que falar vários idiomas? Para que colecionar títulos acadêmicos, produzir artigos e inchar os Lattes? Por que querer se alimentar de vários sistemas e teorias de pensamentos sem antes digeri-los?
Mudanças de perspectivas e percepções são quase incólumes por meio das intelectualizações, é necessário fluxo de afetos interagindo e modificando os próprios afetos. Nesse sentido, quando o homem é impelido pelas próprias circunstâncias da vida a questionar o como ele está vivendo, novas perspectivas poderão brotar, talvez mais dançantes e alegres, e não será mais os mundos ideais e além que sacrificarão a vida, mas a vida, o real, que determinará se os ideais poderão servir para aumentar a perseverança do ser.
"vitória, pela persuasão, da sabedoria sobre a necessidade".
Felicidade é a satisfação com aquilo que não preciso.
Nada que é material, físico e temporário pode nos satisfazer. Necessidades são estabelecidas por parâmetros exclusivamente culturais. Aquilo que preciso tem valor comparativo, ou seja, somente preciso de algo, quando vejo meu próximo possui-lo. Por isso Cristo nos deixou um caminho diferente para a felicidade, que é a satisfação com aquilo que realmente somos e que não precisamos de mais nada, por isso a colocação de Cristo em Mateus 5:
3– Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.
4– Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará.
5– Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido.
6– Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas.
7– Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.
8– Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus.
9– Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos.
10– Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas.
11– Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. 12Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.
Posts recentes
Ver tudoDurante muito tempo os filósofos ocidentais explicaram o ser humano como composto de duas partes diferentes e separadas: o corpo...
Existe um elemento essencial a vida humana: a busca pela verdade. A maioria não sabe o que é isso, nem muito menos tenta saber, porque...
Commenti