Pensamentos Tolos
- klebertavolaro
- 3 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
Romanos 1 21 Eles (os seres humanos) sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão.

Os pensamentos alimentados fortalecem nossos propósitos, tendo em vista obter um resultado. O ato de pensar sobre certa coisa ou pessoa tem um efeito espiritual. O olho de sua alma se concentra nisso, tudo a respeito do que você pensa, todo o tempo em que pensa, esta "acima" de você e se interpõe entre você e Deus.
Os psicanalistas foram levados a distinguir dois modos de pensamento fundamentalmente diferentes: o pensamento dirigido ou inteligente, e o pensamento não-dirigido ou, como Bleuler propõe chamá-lo, o pensamento autista.
O pensamento dirigido é consciente, ou seja, persegue um objetivo que está presente na mente da pessoa que pensa; é inteligente, o que significa que está adaptado à realidade (a realidade externa) e tenta influenciá-la; admite a possibilidade de ser verdadeiro ou falso (empírica ou logicamente verdadeiro), e pode ser comunicado através da linguagem.
O pensamento autista é subconsciente, o que significa que os objetivos que persegue e os problemas que tenta resolver não estão presentes no consciente; nãoéadaptado à realidade, mas cria para si próprio um mundo onírico de imaginação; tende, não a estabelecer verdades, mas a satisfazer desejos e permanece estritamente individual e incomunicável por meio de linguagem. Ao contrário, atua principalmente através de imagens e, para se expressar, recorre a métodos indiretos, evocando por meio de símbolos e mitos o sentimento que o dirige.
Dois modos fundamentais de pensamento que, apesar de não serem separados nem em suas origens nem no curso do seu funcionamento, estão sujeitos a duas séries divergentes de leis lógicas. À medida que se desenvolve, o pensamento dirigido é cada vez mais controlado pelas leis da experiência e da lógica no sentido mais estrito, O pensamento autista, por outro lado, obedece a um sistema total de leis especiais (leis de simbolismo e de satisfação imediata) — o termo autista sugere uma patologia, já que o autismo é um padrão esquizofrênico — porque tal pensamento nío “é adaptado à realidade mas cria para si mesmo um mundo onírico de imaginação e assim por diante.A vivência do mundo interior de cada um, que acontece através do pensamento por imagens, não recebe caráter de realidade.
Posts recentes
Ver tudoDurante muito tempo os filósofos ocidentais explicaram o ser humano como composto de duas partes diferentes e separadas: o corpo...
Existe um elemento essencial a vida humana: a busca pela verdade. A maioria não sabe o que é isso, nem muito menos tenta saber, porque...
Comments