top of page

Mecanismos de Defesa - A culpa não é minha.

  • klebertavolaro
  • 3 de jul. de 2016
  • 3 min de leitura

Segundo a psicologia, o ser humano não tem controle sobre os mecanismos de defesa porque são inconsciente, porém quando acessados podem ser identificados e "fiscalizados". O espirito santo tem por papel iluminar o oculto do inconsciente humano (trevas) trazendo a consciência (luz) as suas verdadeiras intenções para "purifica-las" -

Efésios 5 14 Porque tudo que é claramente revelado se torna luz

I Corintios 4 4 Ele trará para a luz os segredos escondidos no escuro e mostrará as intenções que estão no coração das pessoas.

Como conhecer não significa praticar, o espirito santo, atua em uma segunda fase, sobre os impulsos e ansiedades do homem, corrigindo suas ações, aperfeiçoando-as (santificação)

Dois textos , dentre muitos, servem de base para exemplificar isso.

  • A mulher em se "defendendo" - Genesis 3 13 Então o Senhor Deus perguntou à mulher:– Por que você fez isso?A mulher respondeu:– A cobra me enganou, e eu comi.

  • O homem em se "defendendo" - Genesis 3 12 Por acaso você comeu a fruta da árvore que eu o proibi de comer?12O homem disse:– A mulher que me deste para ser a minha companheira me deu a fruta, e eu comi

Segue alguns mecanismos de defesa do inconsciente são:

Racionalização – A racionalização é um processo em que procuramos encontrar fundamentos racionais, para atitudes e comportamentos com origem emocional, isto é, uma tentativa inconsciente de camuflar o verdadeiro fundamento, logo não pode ser considerado uma mentira. A famosa "desculpas".

Isolamento – No isolamento, o individuo isola sistemas de conteúdo mental e ou emocional, isto é, separa emoções que outrora estavam associadas. Isto de forma a se proteger da angústia. Por exemplo alguém que rouba e não sente sentimentos de culpa ou alguém que perde um parente próximo sem sentir o sentimento de perda.

Sublimação –A sublimação é a busca da forma socialmente aceitável de “transformar” os seus impulsos “condenáveis”. Um exemplo claro é alguém atraído pelo fogo, tornar-se bombeiro. Porém existem outras formas de sublimação, mais subtis, como a arte. Um artista criar uma obra que represente para si os seus desejos mais condenáveis,.

Projeção – Talvez o mecanismo de defesa mais popular. Neste o indivíduo afasta de si características negativas, salvaguardando-se da angústia das ter. Um claro exemplo disso, são os alunos que após uma nota negativa, atribuem a culpa á professora ou mesmo ao teste, “que o teste era difícil” ou “saiu matéria que não tínhamos dado”.

Repressão –É um poderoso mecanismo inconsciente responsável por fazer esquecer os acontecimentos e momentos traumáticos e de extrema angústia. É considerado uma espécie de “esquecimento” motivado e seletivo. É frequentemente em graves acidentes, as pessoas esquecerem o que aconteceu.

Formação Reativa – Este processo acontece quando existe repressão dos próprios impulsos acompanhada com uma tendência contrária. Assim, mantem o impulso indesejado e oculto longe do consciente, super-enfatizando o impulso oposto, ainda que “falso”. Por exemplo, uma pessoa demasiado corajosa, pode ser reflexo de medo oculto ou um homem demostra ser “demasiado masculino” para camuflar a sua feminidade.

Identificação – Na identificação o individuo identifica-se com uma personagem ou grupo, de forma a partilhar triunfos e glorias, minimizando as angústias. É frequente identificarmo-nos com um Herói de um filme, encontrando semelhanças nas ações e atitudes.

Regressão –Na regressão o individuo face a frustrações incapaz de gerir, retorna a estádios de anteriores de desenvolvimento. Tendo um comportamento mais infantil. Um exemplo deste processo é que perante um problema o individuo chora, remetendo-se para a infância em que o chorar poderia resolver muitos dos problemas.

Colossensses 1 12 E agradeçam, com alegria, ao Pai, que os tornou capazes de participar daquilo que ele guardou no Reino da luz para o seu povo 13Ele nos libertou do poder da escuridão e nos trouxe em segurança para o Reino do seu Filho amado. 14É ele quem nos liberta, e é por meio dele que os nossos pecados são perdoados.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Corpo e Alma

Durante muito tempo os filósofos ocidentais explicaram o ser humano como composto de duas partes diferentes e separadas: o corpo...

 
 
 
A busca pela verdade.

Existe um elemento essencial a vida humana: a busca pela verdade. A maioria não sabe o que é isso, nem muito menos tenta saber, porque...

 
 
 

Comments


Posts Recentes

Nossos colaboradores e parceiros

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

Doar com PayPal

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page