O homem, por sua natureza, quer antes de tudo saber - Aristóteles - Livro Metafisica
- klebertavolaro
- 26 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

Tiago 4 17 Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz.
saber é a consequencia do conhecer.
O homem em sua natureza humana, vive em uma condição que é impossível experimentar a Deus espiritualmente, pois Deus somente pode ser saboreado por meio de Sua graça, não importa a extensão do conhecimento, seja ele adquirido ou natural. O desejar saber é um caminho de infinitas rotas de duvidas, estradas de questionamentos e o desespero reforça os inimigos da alma. O encontro com a graça em Deus, por meio do saber, traz ao homem o "saber sublime" que é o conhecimento de sua ignorância e limitação. Este é o fim e o inicio do caminho de um novo tipo de conhecimento. São caminhos diferentes para o "saber", um procura evidencias externas, no mundo, outro procura evidencias internas, dentro do homem. O caminho interior exige humildade e simplicidade para aceitar que nunca realmente o homem dominará o conhecimento devido as infinitas possibilidades do saber. Isto significa, transcrevendo as palavras de Santo Antônio, que "precisarei ter fé para compreender, e quando compreender terei mais fé".
Quando jesus disse..."é para o vosso bem que parto - joao 16 7", significava dizer que "se sua forma humana nao desaparecesse de nossa vista, não seriamos espiritualmente capazes de perceber o amor de Deus", assim precisamos eliminar de nossa busca toda forma e concepção humana de conceber as coisas. Somente assim aprendemos a saborear um pouco do amor de Deus na nossa própria vivencia espiritual, livre de exercícios intelectuais e de meditações engenhosas, diferente e distante de como imaginávamos Deus em nossas especulações. Neste estado nosso intelecto alimentado, já não encontrará alimento para se sustentar.
Neste caminho, continue amando e confiando no Senhor, mesmo que se sinta exaurido e cansado por dentro. Deus nunca retira a graça daqueles que escolheu. O desejo esta para a alma, assim como o toque ou o caminhar estão para o corpo, e ambos são "cegos", pois são instintivos. Deus pacientemente nos ensina como lidar espiritualmente com cada nova fase de nossa vida, neste caminho de compreensão de nós mesmo em Deus.
Posts recentes
Ver tudoDurante muito tempo os filósofos ocidentais explicaram o ser humano como composto de duas partes diferentes e separadas: o corpo...
Existe um elemento essencial a vida humana: a busca pela verdade. A maioria não sabe o que é isso, nem muito menos tenta saber, porque...
Comments