A verdadeira forma de se relacionar com o próximo.
- klebertavolaro
- 7 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

A contemplação a Deus, como meio de realizar a perfeita purificação da alma.
Quem se propõe a tornar-se perfeito neste trabalho de adora-Lo, deve esquecer-se de tudo, menos de Deus tal qual Ele é, não como pode ser imaginado. Atraves da contemplação, meditando ou orando, o calor de Seu amor se expande aos demais da mesma forma. Assim "quando Cristo aparece", e "ficaremos parecidos com Ele," e o "veremos como Ele realmente é". A contemplação não deve ser abandonada por coisa alguma, mas o amor as vezes impoe que o contemplativo desça do alto do seu trabalho para ajudar um companheiro amigo (Is 59 - "habito em um lugar alto e sublime , mas também habito com o humilde"). Não se deve reprimir qualquer afeição direcionada pelo amor ao próximo mas é preciso evitar as distrações que se justificam na afinidade e na consideração, uma vez que somente Deus nos une pelo amor.
A separação do homem de Deus, pelo pecado de Adão, nos separou de tudo e de todos. A redenção dos relacionamentos somente pode ser assegurada pela extinção do pecado em nós, por meio da morte redentora de Cristo, através da purificação operada pelo Espirito. O amor contemplativo inclui em si a humildade e a caridade, que atuam com outras virtudes e que misteriosamente somadas transparecem em atos de amor, nos tornando parecido com Cristo.
I joao 3 2Meus amigos, agora nós somos filhos de Deus, mas ainda não sabemos o que vamos ser.Porém sabemos isto: quando Cristo aparecer, ficaremos parecidos com ele, pois o veremos como ele realmente é. 3E todo aquele que tem essa esperança em Cristo purifica-se a si mesmo, assim como Cristo é puro.
A contemplação é um trabalho dificil, se não for acompanhada de um graça especial e perseverança alicerçada de uma longa pratica.(.. e todo aquele que tem essa esperança ... purifica-se a si mesmo). Portanto, trabalhe com empenho e sem esmorecer na tarefa da contemplação, afastando de si qualquer ideia de descansar. A luta, sera dura porque os pensamentos não dão trégua ao homem. Este esforço, prova o amor pelo objetivo, promovendo a purificação do amar, e o novo compreender em como amar. Tudo isto é leve (para a alma) e ao mesmo tempo forte empenho (contra os impulsos e vontades do corpo), mas permite-nos observar nossa divisão interior.
A graça divina que acompanha este processo de maturação, não pode ser expressa com a linguagem de nossos pensamentos e se pudesse já não seria mais graça divina. Não nos faz compreender pela logica seus mistérios, mas explica a logica a maravilhosa esperança, promovida pela fé.
Colossensses 3 4Cristo é a verdadeira vida de vocês, e, quando ele aparecer, vocês aparecerão com ele e tomarão parte na sua glória.
Posts recentes
Ver tudoDurante muito tempo os filósofos ocidentais explicaram o ser humano como composto de duas partes diferentes e separadas: o corpo...
Existe um elemento essencial a vida humana: a busca pela verdade. A maioria não sabe o que é isso, nem muito menos tenta saber, porque...
Comments